sábado, 8 de dezembro de 2007

CAPOEIRA ANGOLA


Nos tempos primórdios da escravidão o escravo africano cria em terras brasileiras uma forma ritualística de lutar por um ideal, a qual em uma data posterior sobre a concepção dos indígenas recebeu a denominação de capoeira, por ser praticada em um espaço onde após a derrubada da mata era utilizada para o plantio e após a utilização o mato crescia de forma rala e assim, o nome capoeira veio pelo espaço físico e não pela luta. Essa forma primitiva da capoeira mais tarde tornara – se capoeira angola, isso porque, quando os seus patrões os surpreendiam jogando capoeira, eles por serem angolanos, seus senhores diziam estarem brincando de angola. Após a assinatura da lei da Áurea e a libertação da própria capoeira, ela passou a ser praticada por muitos. A capoeira angola encontra em seu maior propulsor, VICENTE FERREIRA PASTINHA, o renomado MESTRE PASTINHA, que fundou década de 40 o Centro Cultural de Capoeira Angola e em seu uniforme adota as cores preto e amarelo em homenagem ao seu time do coração, O Ipiranga.
Suas características básicas são de movimentos rasteiros e lentos, outrora, dependendo da forma do ritmo tocado no berimbau, pode também ter bastante agilidade. Essa forma primitiva possui uma característica bastante peculiar que são as chamadas de angola, que muitas vezes pode ser uma emboscada. Muitas pessoas dizem que a capoeira angola é a mãe da capoeira regional por esta ter sido a primeira forma de capoeira.
Para iniciar o jogo de angola é tocada antes uma ladainha (espécie de musica cantarolada pelo mestre responsável da roda) e só após o coro do corrido inicia – se o jogo, que pode ser com aú, ponte ou, outro movimento da própria capoeira.
A formação da bateria é outro ponto importante. A bateria precisa está composta pelos três berimbaus e os demais instrumentos de percussão.
Nesse tipo de jogo não se pode ter a compra, os dois capoeiristas jogam até o diálogo corporal terminar, após o jogo, retornam ao pé do berimbau e agradecem.

Nenhum comentário: