sábado, 8 de dezembro de 2007

DESENVOLVIMENTO PRÁTICO

ALGUNS MOVIMENTOS BÁSICOS E SUAS DEFINIÇÕES

Para efeito de treinamento executaremos os movimentos partindo da base parada.

Posição de base 01: perna direita para trás, esquerda para frente, tronco ligeiramente inclinado para frente, mão direita a altura da boca, esquerda a altura da costela, perna esquerda semiflexionada e cabeça erguida com a visão direta para frente ou em situação de jogo olhar direto nos olhos do oponente.

BASE 01

AÚ: o aú é um movimento de fuga e também de ataque. Com os pés paralelos e as pernas semi – abertas o atleta inicia o movimento flexionando o tronco para a lateral até atingir com uma das mãos dependendo do lado que ele iniciar o movimento, em seguida faz um levantamento da perna contrária, a outra mão toca o solo, e no mesmo trajeto levanta – se a outra perna, até esse momento o atleta permanece com as duas pernas no ar, que dependendo da situação elas podem está estendidas ou encolhidas e ser utilizada para atacar o adversário no momento de uma cabeçada.o atleta encerra o movimento quando as duas pernas tocam o solo e ele se põe em posição de defesa ou de base para a ginga.

MEIA LUA PRESA: partindo da Pb.01, a atleta gira o tronco para o lado que a perna está estabilizando o corpo, flexiona o tronco até a mão atingir o solo. No mesmo instante em uma fração de segundos que a mão toca o solo a perna se desloca no mesmo sentido em um processo giratório de 360º. A perna sai de um ponto e retorna a esse ponto. Enquanto uma mão toca o solo a outra permanece na posição de defesa. Após todo o processo o atleta retorna a sua posição inicial.

BASE 01


MEIA LUA DE RENTE: na mesma Pb.1 a perna se desloca para frente e para cima de forma semi – circular à uma altura que possa atingir o rosto do adversário e seguindo sua trajetória sem tocar o chão e é ligeiramente recolhida e retorna a sua posição inicial.


ARMADA: movimento giratório diferido a partir da posição Pb1. o atleta inicia o movimento executando um giro de 360º no sentido da perna que está atrás e a mesma ergue – se à altura do rosto do adversário a ponto de atingi - lo com a parte externa do pé e retorna a sua posição inicial e mantendo sempre a posição de defesa.


QUEIXADA: movimento de ataque. Pb1. um semi – giro à ponto das pernas ficarem lateral para o adversário. A perna que está atrás se desloca se colocando atrás da que está à frente. Com os braços na defesa, ergue – se a perna de ataque que é a da frente. Difere – se o golpe a altura do rosto. A perna de ataque segue sua trajetória e repousa atrás da perna estabilizadora. Deixando à ponto de um outro ataque.

MARTELO COMUM: é uma espécie de chute alto.Pb1. o movimento difere o golpe partindo da perna que está atrás. Difere – se um chute para frente que pode ser alto ou à altura da costela dependendo do local ser atingido pelo atleta. Após o golpe, o atleta retorna a pb1.

PARAFUSO: movimento giratório.partindo da Pb1 o atleta inicia como se fosse executar uma armada, mas, quando acontece o giro e a perna de trás é erguida, a perna de apoio impulsiona o atleta para cima, descrevendo um processo aéreo giratório de 360º. A primeira perna passa pelo alvo sem atingi –lo, o impacto do golpe é realizado com perna de impulso. Após a trajetória o aluno retorna a posição inicial.

QUEDA DE RINS: a queda de rins consiste em uma ação para a entrada de jogo. Na entrada da roda, agachado, o aluno deita o corpo ligeiramente e mantém uma função de equilíbrio, com a mão estendida no chão, o braço contraído com o cotovelo apoiando o corpo, a cabeça a poucos centímetros do chão e as pernas para cima em forma de tesoura ou, muitas vezes apenas estendidas.

QUEDA DE QUATRO: dependendo da situação o aluno faz um rápido agachamento frontal, as duas mãos tocando o solo, faz – se um desloca mento para trás com as mãos.

COCORINHA: partindo da ginga, o aluno faz um agachamento lateral, dependendo do lado, uma das mãos toca o solo e a outra fica na proteção do rosto e o rosto ligeiramente voltado para frente.

BANANEIRA: começando o aú, o aluno não termina o aú mas, permanece com as pernas para cima desenvolvendo um equilíbrio, algumas vezes pernas abertas no ar outras vezes com as pernas estendidas e juntas para cima e algumas vezes pode ser realizado com a cabeça tocando no chão.

CAVALARIA: esse movimento é semelhante a uma armada a diferença esta na posição do pé, na armada o pé permanece para cima, na cavalaria a ponta do pé permanece na horizontal. Esse movimento pode ser realizado com a mão no chão. Em sentido giratório ou em forma de queixada.

CHAPÉU DE COURO: pode – se dizer que é uma meia lua presa invertida. PB.1, o aluno gira o corpo ligeiramente para o lado contrario da meia lua, gira e a mão deposita no solo na perna que está estabilizando o corpo, em uma seqüência a perna sobe diferindo uma espécie de martelo giratório. O golpe é a altura do rosto do adversário. E retorna a posição inicial.

CHAPA GIRATÓRIA: na PB.1 inicia o movimento girando o corpo ligeiramente para trás atingindo o solo com a mão esquerda, a perna de trás deixa o solo, contraída e quando ela se encontra na frente do oponente difere – se uma espécie de coice atingindo o rosto, o peito ou o estômago do adversário.

CHINELO: conhecido também como desequilibraste, consiste em um movimento de contra – ataque. Quando o aluno oponente difere um martelo, o aluno que está recebendo o ataque, aproxima – se , esquiva – se, difere um chute baixo a altura do tornozelo da perna de apoio do oponente, desequilibrando – o e levando – o ao chão.

NEGATIVA: partindo da PB1. o aluno agachando – se leva a mão esquerda ao solo, amortecendo a queda e lançando a perna ligeiramente estendida a frente e colocando – a atrás do pé de apoio do seu oponente em seguida a perna estendida contrai – se derrubando o oponente.

ROLÊ: São várias as situações em que o rolê está presente no jogo. Consiste em um giro no solo. Pode se começar em uma negativa ou em queda de quatro ou, outro movimento.

MOLA. É o movimento invertido da negativa. Partindo da posição de inércia o aluno desloca a perna direita para trás e desce em cima da perna que se deslocou para trás, enquanto que a outra permanece estendida para frente. Uma mão apóia – se no solo e a outra permanece a altura do rosto.

PONTEIRO: um dos movimentos mais potentes da capoeira. Partindo da PB1. o aluno difere uma espécie de chute frontal a altura do estômago do seu oponente que atinge violentamente essa região com a ponta do pé. Muitas vezes pode causar sangramentos internos no receptor do golpe.

Fotos: Arquivo do Grupo Quilombo.

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