sábado, 8 de dezembro de 2007

LEGITIMAÇAO DA CAPOEIRA

Após um recesso compulsório de quase 50 anos. A capoeira ressurge devido há um fato histórico realizado por Mestre Bimba.
Conta o historiador Waldeloir do Rego que, no ano de 1937, Bimba estava tranqüilo em sua academia, onde ensinava capoeira de forma clandestina desde 1932. De repente, apareceu um guarda “fazendo – lhe a entrega de um envelope contendo o convite para comparecer ao palácio. Sabendo – se capoeira e conhecido da policia , assustou – se e não teve a menor dúvida de que se tratava da sua prisão. Preparou – se comunicou o fato a seus alunos e avisou que caso não voltasse, é porque estaria preso. Ao chegar no palácio teve uma grande surpresa e contentamento”. Bimba, que esperava a prisão, recebeu de Juracy Magalhães o então interventor Federal da Bahia, um convite “para se exibir com seus alunos a um grupo de autoridades e amigos seus”.Depois dessa apresentação, mestre Bimba recebeu a primeira Licença oficial para seu “Centro Cultura Física e Capoeira Regional”.a partir de então, a capoeira baiana entra para a memória da capoeira brasileira, como sendo a precursora, enquanto que a capoeira do Rio de Janeiro pioneira na sua luta pela capoeira – esporte, é esquecida (...)
Durante o Estado Novo, o Presidente Getúlio Vargas denomina a capoeira baiana com sendo a mais tradicional. Depois , no de 1953, o Presidente assistiu a uma apresentação do Mestre Bimba e seus alunos , no Rio de Janeiro. Ele declarou que a a capoeira era ä única colaboração autentica brasileira à educação física, devendo se considerada a nossa luta
nacional “.


Fonte: Tentação Capoeira. 6º ed.

Nenhum comentário: